Pavimentação é um dos programas da prefeitura que contemplam principais ruas e avenidas nos bairros

Usuários aprovam programa, mas reclamam da falta de sinalização para segurança dos pedestres.

O programa de recapeamento da Prefeitura de São Paulo nos bairros, com asfalto novo, vai proporcionar mais segurança e conforto para os usuários, moradores e trabalhadores. Apesar de aprovar o programa de recape como medida de segurança para os veículos, algumas pessoas observam que falta melhorar a sinalização.
Roger fica diariamente na rua Tuiuti divulgando a loja que trabalha e diz que a pavimentação melhorou para os veículos, mas a sinalização é ruim, já viu  pedestres sendo atropelados. Ele acha que os motoristas que entram com velocidade pela Radial Leste não respeitam os pedestres, e também o poder público não investe em sinalização.
“Melhorou, né? Deu uma melhorada, pelo menos, os automóveis, né? Pedestre  não.
Lógico, para quem tem veículo é bom, o asfalto, né? Eu trabalho aqui há um bom tempo. Já, já vi acidente de carro mesmo, os caras entrando errado ai, e erro de atropelamento, aqui poderia ter um farol pelo menos, um na ponta ali, e outro aqui.
A pavimentação e o asfalto novo fazem parte do programa recape da cidade, que colabora com a redução do desgaste do solo e reduz os danos causados por poças de água que acumulam e aceleram, pelo atrito de veículos pesados como ônibus e caminhões, o surgimento de novos buracos ou o aumento deles.
As Subprefeituras da Mooca e Aricanduva, Formosa e Carrão realizaram obras de recapeamento em alguns pontos, com o asfalto novo, e a reforma de guias,  sarjetas e galerias. Destacamos as principais ruas e avenidas dos bairros  Aricanduva, Carrão, Formosa, Mooca e Tatuapé.
Algumas vias que receberam as obras de pavimentação foram as ruas Tuiuti, Barretos, Fernandes Pinheiro e também as avenidas Celso Garcia, Monsenhor Antônio de Castro, Alcântara Machado, Salim Farah Maluf, Renata, Conselheiro Carrão, Vereador Abel Ferreira e Rangel Pestana até a Rua da da Mooca.
As subprefeituras informam que o programa de recape contempla as principais  vias, que seguem o roteiro de obras e reformas no bairro, destacadas pelo tráfego pesado e acessos de transporte público.
As vias com tráfego intenso são importantes na região por onde transitam carros, motos, caminhões, e, principalmente, para os ônibus que circulam pelo bairro e outras linhas que ligam vários bairros da zona Leste.
A coordenação de obras ressalta que além da pavimentação as reformas de guias e sarjetas, bem como sarjetões, vão proporcionar maior conforto e qualidade de  vida à população, facilitando a drenagem de água de forma correta.
De acordo com as subprefeituras é preciso continuar com a zeladoria, obras novas e reformas dos bairros e as constantes manutenções, inclusive pavimentação com o asfalto novo, levando melhorias para a região.
A gestão da prefeitura enfatiza o diálogo próximo com a população, para apoiar e transformar a vida dos moradores e trabalhadores de Aricanduva, Formosa e Carrão e Formosa.
As administrações dizem que entre os critérios considerados para a escolha destas vias a serem recapeadas, estão o volume de tráfego e a deterioração do pavimento existente, demanda de transporte coletivo sobre pneus, histórico de operação de conservação de pavimentos viários, além de outras demandas da própria comunidade.
O programa usa as tecnologias da informação e de engenharia para diagnosticar as condições e os problemas nas vias, soluções de recomposição do pavimento de acordo com a patologia apresentada e recuperação da malha viária com asfalto de qualidade superior.
Após o serviço finalizado pelo programa de conservação e manutenção da malha viária, as vias entram no cronograma da CET para sinalização.
As subprefeituras garantiram que todas as previsões de entrega foram cumpridas e o tempo de execução, em média de 90 dias, abreviado em grandes avenidas.
Para reclamação ou solicitar serviços à Prefeitura de São Paulo (PMSP) e acompanhar sua resolução, basta se comunicar pelos canais de atendimento do portal 156 pelo site, telefone ou aplicativo SP156.

Reportagem: Márcia Brasil
Fonte: CET/ Subprefeituras de Aricanduva, Formosa e Carrão e Mooca
Imagens: Márcia Brasil, Subprefeituras de Aricanduva, Formosa e Carrão e Mooca

A Central de Notícias da Rádio LIBERTAÇÃO é uma iniciativa do Projeto “POR UMA CULTURA DE PAZ NAS ESCOLAS”. Este projeto foi realizado com o apoio da 7ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.

Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.

VÍDEO:

INFORMATIVO: