Faixa azul para motocicletas já é utilizada na avenida Jacu Pêssego.

Há mais de um ano a primeira faixa Implantada na avenida 23 de maio zerou as mortes de motociclistas

A instalação da faixa azul em mais de dez avenidas na cidade de São Paulo é um projeto para reduzir o número de mortes de motociclistas nas vias com o maior índice de acidentes de trânsito com vítimas fatais.
A Faixa Azul surgiu após uma viagem de uma comitiva da Secretaria Municipal de Trânsito (SMT) do estado de São Paulo à Malásia. Atualmente, há 260  quilômetros de faixas exclusivas para motos no país, que foi um dos primeiros a  aderir a implantação das motofaixas azul.

Há mais de um ano, a Prefeitura de São Paulo implantou o projeto piloto da Faixa Azul. Implantação criada pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), na Avenida 23 de Maio, em São Paulo (SP), em apenas uma pista, sentido Bandeira para o Aeroporto.
A Faixa Azul da 23 de Maio é demarcada por sinalização horizontal e sinais verticais e possui 5,5 Km de extensão. Sendo assim, o trajeto passa entre a Praça da Bandeira, no centro da capital paulista, até o Complexo Viário Jorge João Saad, na região do Ibirapuera.
De acordo com a Secretaria de Comunicação da Prefeitura de São Paulo, o projeto não teve registros de mortes nas vias e trechos onde a faixa acompanhada pela Secretaria Nacional de Trânsito – Senatran foi implantada será ampliada e foi autorizado pelo Ministério Público a implantação de 260 km, o que inclui a av. Jacu Pêssego, na zona leste.
Esse dado traz uma informação relevante, já que o objetivo da implementação da Faixa Azul é justamente oferecer um espaço mais seguro para o trânsito de motocicletas.
Jonathan, que trabalha como motoboy na zona leste, trafega principalmente pelos bairros de Itaquera, Aricanduva e Penha, entre a radial leste e a av. Jacu Pêssego, ele se sente mais seguro para utilizar as avenidas com a faixa segregada, principalmente ao saber que consegue voltar para casa vivo e poder acompanhar  o crescimento do filho. Alguns colegas dele não tiveram a mesma sorte.
“Acho uma segurança boa pelo menos eles estão olhando por nós, para a gente motoboy, eu só queria dar uma opinião pelo que nós estamos passando, para nossa segurança é ótimo queira ou não é uma vida, Eu já peguei a Jacu pêssego perto do Mercado D’Avó, achei essa pista muito legal!”
A Prefeitura informa que tanto na Avenida 23 de Maio, como na Avenida dos Bandeirantes, inicialmente foi apagada toda a sinalização horizontal, e aplicada a nova sinalização. Enquanto isso, a sinalização vertical foi implantada por toda a extensão das vias.
A avenida 23 de Maio foi escolhida para o projeto piloto por tratar-se de uma via com alto volume de tráfego de motocicletas: 2.400 motos por hora, chegando a 50 mil ao dia, com 78% dos acidentes no local envolvendo motos.
De acordo com a CET, existem atualmente na cidade de São Paulo mais de 1,3 milhão de motos em circulação. Hoje mais de 1 motociclista morre por dia em São Paulo. Para se ter uma ideia, o número de óbitos entre motorista/passageiros é de 0,3 por dia.

Reportagem: Márcia Brasil
Fonte: CET / Prefeitura de São Paulo
Imagens: Márcia Brasil

A Central de Notícias da Rádio LIBERTAÇÃO é uma iniciativa do Projeto “POR UMA CULTURA DE PAZ NAS ESCOLAS”. Este projeto foi realizado com o apoio da 7ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.

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