O CECCO Nóbrega tem agenda lúdica com atividades o ano inteiro

A ideia do espaço, como convivência e produção de vida, propõe o apoio às pessoas com ação participativa e presente, fomentada nas áreas da cultura, esporte,educação e sustentabilidade.

O Centro de Convivência e Cooperativa (CECCO) Padre Manuel da Nóbrega oferece atividades gratuitas para interessados de todas as idades em participar ou assistir as oficinas de artesanato, literatura e poesia, teatro, música, contação de histórias, sessões de cinema, saraus culturais, essas são as principais ações desenvolvidas.

Algumas práticas externas também são ofertadas pelo Cecco Nóbrega, como passeios. O último passeio, aconteceria no dia 13/01, no Sesc Belenzinho. Os frequentadores foram convidados a conhecer a exposição da artista Nise da Silveira, com encontro marcado pelo grupo que faria o percurso de metrô de Arthur Alvim até Belém.

Os CECCOs constituem–se como serviços de saúde da Prefeitura de São Paulo, gerenciados pela Secretaria Municipal de Saúde, instalados preferencialmente dentro de Parques Públicos, Centros Esportivos, Centros Comunitários e praças públicas municipais e concebidos como espaços alternativos de convivência.

Abertos a todas as pessoas, tem como objetivo favorecer a aproximação e convivência entre a população geral, em toda sua diversidade, sejam elas crianças, adolescentes ou idosas, pessoas com transtornos mentais, em situação de rua oucom deficiências, dentre outras.

Atualmente a cidade de São Paulo conta com 24 CECCOs, serviços de extrema relevância para a história da saúde mental, pois além de se constituir como uma retaguarda para a rede de saúde e um pólo de comunicação entre diversos serviços (UBS, CAPS, Hospitais, dentre outros), os CECCOS localizam-se em um campo fronteiriço entre o que usualmente denomina de campo da clínica e o campo social.

O cuidado com o sofrimento psíquico, anteriormente subordinado à rede depsiquiatria, passou a se estender para a comunidade, a partir da instalação desseserviço nos espaços públicos.

Uma das frequentadoras, a Selene, moradora do bairro, se sente acolhida e ativa.

Ela realizou atividades com pintura e artesanato, mas prefere as aulas de leitura e escrita: “Até gosto de pintar, mas eu larguei para lá. Eu gosto de escrever.”

As oficinas, cursos e todas as atividades com produção visual dos participantes ficam expostas no espaço, que conta com os resultados dos trabalhos que eles desenvolvem ao longo do ano.

Os CECCOs estão abertos de segunda à sexta-feira. O serviço funciona em regime de porta-aberta, isto é, não é necessário agendamento prévio ou encaminhamento, porém podem receber também encaminhamentos da rede de saúde para os casos já acompanhados.

O Cecco Manuel da Nóbrega informa que todas as ações são gratuitas e abertas à população de todas as idades. Quem quiser participar dos projetos, conhecer aentidade e os trabalhos dos participantes do CECCO, basta comparecer no endereço, de segunda à sexta feira, das 8h às 17h, na rua Irmão Nicolau Da Fonseca, 33 – Artur Alvim

Para mais informações, entre em contato pelo telefone (11)2748-9166 ou 3857-2659

Reportagem: Márcia Brasil
Fonte: Secretaria Municipal da Saúde (SMS)

VÍDEO: O CECCO Nóbrega tem agenda lúdica com atividades o ano inteiro

INFORMATIVO: O CECCO Nóbrega tem agenda lúdica com atividades o ano inteiro