Moradores reclamam da falta de manutenção no Parque do Carmo
Asfalto com buracos e falta de sistema de drenagem contribuem para a formação depoças e lama.
O Parque Olavo Egydio Setúbal, conhecido como Parque do Carmo, na zona lestede São Paulo apresenta diversos problemas de falta de infraestrutura e manutenção.
O asfalto possui diversos buracos e não há nenhum sistema de drenagem para a água da chuva, que escorre na grama encharcada e forma diversas poças de lama.
Segundo moradores, o parque recebe muito a água da chuva, mas falta água potável, disseram que os seguranças desligam os bebedouros, foi flagrado um rapaz ligando independentemente o fornecimento, bebendo água, se molhando e desligando os equipamentos na sequência.
Antonio reclama que com a falta de água nos bebedouros, precisa comprar água para a família no parque: “não tem água nem para batizar criança”.Uma outra frequentadora reclama da falta de condições do parque, quando seus filhos chegaram no parque, viram a grama verdinha e foram correr, saíram com o pé atolado, sujou a roupa, pois havia várias poças.
Inaugurado em 1976, o Parque do Carmo tem 1,5 milhão de m². O bosque tem cerca de 6 mil árvores, entre cerejeiras e eucaliptos, lagos naturais e diversas espécies de animais.
A estrutura do é completa e o visitante conta com Museu do Meio Ambiente, anfiteatro, aparelhos de ginástica, campos de futebol, ciclovia, pista de cooper, playgrounds, espaço para piquenique, churrasqueiras, quiosques, Monumento à Imigração Japonesa, Viveiro Arthur Etzel e Bosque da Leitura.
Desde 1978, é realizada no local a Festa das Cerejeiras, que comemora a florada da árvore símbolo do Japão.
A estrutura de 667 hectares abriga o Sesc Itaquera e também a reserva ambiental municipal Fazenda do Carmo.
De acordo com a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, diz que as poças de água se formaram devido às fortes chuvas das últimas semanas.
Em relação ao parque, foi informado que apenas um único brinquedo está quebrado e que ele já foi retirado para reparo e segurança das crianças.
Quanto aos bebedouros, a pasta diz que estão funcionando, mas que alguns estão sem uso por ações de vândalos.
O Parque do Carmo está localizado na avenida Afonso de Sampaio e Sousa, 951 –Itaquera
Funciona das 5h30 às 20h
Para mais informações, entre em contato pelos telefones
Fone: (11) 2748-0010 / 2746-5001
Reportagem: Márcia Brasil
Fonte: Governo de São Paulo
Fotos: Márcia Brasil
A Central de Notícias da Rádio LIBERTAÇÃO é uma iniciativa do Projeto A Democracia e o Estado Laico. Este projeto foi realizado com o apoio da 6ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.
Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.