Expansão da Linha 2 – Verde do metrô na zona leste conectará outras linhas e terminais na região
Moradores e comerciantes locais festejam a chegada das futuras estações da Vila Formosa e Anália Franco
Quem usa transporte público ou dirige pela zona leste sabe a paciência que precisa ter para enfrentar a lentidão do trânsito em qualquer horário. Basta uma chuva, pode ser garoa, um carro que quebra, envolvido em acidente com pedestre ou motociclista, os congestionamentos tornaram rotina em dias comuns com rodízio ou mesmo nas férias.
Esse é o ponto de vista da comerciante Soraya, que avalia a importância do metrô Vila Formosa próximo à sua loja de rua, tanto econômica quanto logística. A moradora do bairro Vila Formosa conta que leva 1 hora e meia para chegar na avenida Paulista, e enfrenta 2h, quando tem congestionamento. Já com o metrô, que chegará em breve, há 100 metros de sua loja, calcula que fará o percurso em 35 minutos “O metrô vai ajudar muito evitar o trânsito de bairro para bairro, levo 10 minutos da minha casa até aqui, no domingo, na semana chego a 30 minutos, então a obra do metrô é importante para mim, importante para quem está no entorno, importante para o meu comércio e importante para outros comércios.”
Segundo o metrô, a linha 2-Verde chegará até a Penha, conectando-se com a Linha 3-Vermelha. Ao todo, 1,2 milhão de pessoas serão beneficiadas com 8 novas estações: Orfanato, Santa Clara, Anália Franco, Vila Formosa, Santa Isabel, Guilherme Giorgi, Aricanduva e Penha.
A expansão tornará a Linha 2-Verde a mais extensa do sistema com 23 quilômetros.
Também vai diminuir os tempos de trajeto da população da Zona Leste e redistribuir o fluxo de passageiros da rede rodoviária e sobre trilhos, em terminais de conexão de ônibus, metrô e CPTM.
A Vila formosa é um distrito situado na Zona Sudeste de São Paulo sendo administrado pela subprefeitura que atende também os distritos de Aricanduva e Carrão. O bairro é um dos distritos mais arborizados da cidade de São Paulo, conta com 116 praças, e seu nome Formosa surgiu na década de 1920, uma homenagem à cidade de Ilhabela do litoral Paulista.
No início do século XX, o bairro foi um importante núcleo industrial de São Paulo. O desenho original seguiu o estilo de modelos franceses, de ruas e avenidas, o que foi importante para a arquitetura de sua região, já que estava localizada no alto de uma colina, com curvas e níveis Atualmente, a Vila Formosa tem uma área de 7,4 km² e uma população de aproximadamente 89.927 habitantes, de acordo com o último censo do IBGE de 2010. Quem mora no bairro gosta da região e de todas as ofertas de comércio, da arborização, das praças, nem pensa em mudar, ainda com a chegada do metrô.
Vila Formosa é a primeira estação da extensão da Linha 2-Verde a ter previsão de entrega em 2025. O trecho vai da avenida Eduardo Cotching à praça Sete de Fevereiro, em meio aos dois principais terrenos desapropriados para receber a nova parada, que também contará com um terminal de ônibus.
A futura estação está a cargo das construtoras Galvão Engenharia, SA Paulista e Sacyr, que faz escavação com a tuneladora de 11,69 metros de diâmetro, além de túneis secundários e o estacionamento de trens Rapadura.
O governo do estado trabalha com um cenário de inauguração em duas fases, a primeira em 2025 inclui Vila Formosa, e a segunda em 2026, com mais quatro
estações – Penha, Aricanduva, Nova Manchester e Guilherme Giorgi.
O novo trecho terá 8,3 km de extensão e deve atrair 300 mil pessoas ao ramal, transformando a Linha 2-Verde numa das maiores de São Paulo.
A futura estação Vila Formosa ficará a 2 km do cemitério de mesmo nome, o maior da América Latina, que deverá ser atendido pela futura Linha 16-Violeta, da Linha 2-Verde que ligará Vila Prudente e Penha.
Segundo o metrô, as futuras estações da linha 2 verde, do Metrô, serão importante ponto de conexão com duas ligações ferroviárias. Atualmente está em obras o ponto de embarque da Linha 2-Verde, na expansão da Vila Prudente até a Penha, e no futuro, o local deve ser caminho de passagem da futura linha 16-Violeta.
De acordo com o Projeto Diretriz do novo eixo metroviário, a estação Anália Franco da Linha 16-Violeta encontra-se junto à estação de mesmo nome da Linha 2-Verde, no quadrilátero formado pela avenida Vereador Abel Ferreira, rua Engenheiro Cestari, avenida Eduardo Cotching, rua Jorge Bittar e avenida Montemagno.
Reportagem: Márcia Brasil
Fonte: Metrô / Via Trolebus
Imagens: Márcia Brasil / Metrô
A Central de Notícias da Rádio LIBERTAÇÃO é uma iniciativa do Projeto “POR UMA CULTURA DE PAZ NAS ESCOLAS”. Este projeto foi realizado com o apoio da 7ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.
Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.