VIAJE NO UNIVERSO MÁGICO DE PLANTAS PROIBIDAS
Desde novembro de 2024, a FIESP apresenta a mostra “VENENOSAS, NOCIVAS E SUSPEITAS”, da artista e professora de arquitetura, Giselle Beiguelmann, que relaciona plantas proibidas com a perseguição das mulheres desde que o mundo é mundo.
Giselle associa a primeira mulher da história, Eva, que foi expulsa do Jardim do Éden por comer o fruto proibido a demais plantas que foram proibidas ou demonizadas por diversas razões, por causa dos seus diversos tipos de uso: entre rituais e remédios caseiros e até mesmo alucinógenos até chegar nas mulheres cientistas que foram apagadas da história.
Nos últimos 3 anos, Gisele obteve a ajuda da Inteligência Artificial para recriar o retrato dessas mulheres cientistas que poucas são citadas em livros de história.
Com curadoria de Eder Chiodetto, a mostra apresenta plantas exóticas como a beladona, que foi muito associada à bruxaria e feitiçaria na Idade Média, além de exemplares de papoulas e mandrágoras.
Em depoimento, ele explicou como a exposição foi concebida:
“Ela consegue trazer aqui uma galeria emocionante de retrato dessas mulheres, a partir de pequenos traços fisionômicos que ela encontrou na pesquisa e a história das plantas nocivas, suspeitas e por estigmas. Porque eram plantas usadas em rituais, geralmente por mulheres que eram consideradas bruxas e feiticeiras e plantas como manjericão, que a gente usa diariamente na culinária, eram tidas como planetas que se fossem encontradas com essas mulheres, elas seriam presas. Então, vejam só esse obscurantismo todo que perpassa a história da arte e da ciência”, diz ele.
A exposição vai até 20 de abril de 2025. O Centro Cultural FIESP está localizado na Avenida Paulista, 1313. Os horários de funcionamento são de terças-feiras aos domingos: das 10h00 às 20h00. A entrada é gratuita.
Por Caroline Rossetto
–
A Central de Notícias da Rádio Libertação para a vida é uma iniciativa do Projeto “Mulheres de fé-O protagonismo feminino nas comunidades”. Este projeto foi realizado com o apoio da 8ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.
Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora