VAMOS CARIMBAR? CENTRO CULTURAL COREANO OFERECE EXPERIÊNCIAS INTERATIVAS COM CARIMBO PARA TODA A FAMÍLIA 

O visitante poderá brincar com os carimbos durante a visitação. 

O Centro Cultural Coreano inaugurou mais uma exposição. A mostra “Pintura Coreana: Carimbo e Design”, do artista coreano Suldurumi chega ao Brasil pela 1a vez, depois de fazer muito sucesso em outros países. 

O artista utiliza técnicas tradicionais, como o bogaji, que é utilizado em fábricas têxteis que mescla retalhos geométricos e figuras folclóricas do século XVIII. Sua arte é toda baseada nos trabalhos do poeta sul coreano, Yun Dong-Ju, muito crítico à ocupação japonesa no século XX. As referências do Suldurumi são repletas de cores, nuances, significados e mensagens subliminares. 

Um dos grandes diferenciais da exposição é fazer com que o público explore mais a técnica e relembre afetivamente de quando brincávamos com carimbos quando crianças. O público visitante, ao chegar, ganha dois pedaços de papeis em branco, para testar os diversos carimbos espalhados pelo espaço. 

O auxiliar de Recursos Humanos, Bruno Carvalho, esteve no Centro Cultural Coreano pela primeira vez e nos contou o que achou: 

“Estou achando muito legal e muito bonito. Principalmente essa pintura aqui, que significa longevidade. Achei muito bonita. Estou achando mágica essa minha primeira vez no Centro Cultural Coreano. Estou achando a arte muito cativante. Não conhecia essa técnica. Fui vendo vídeos no Tik Tok e aí eu fui vendo o que o pessoal estava vendo, eu me interessei em conhecer o lugar. Infelizmente, não tenho contato com a cultura coreana e é o meu primeiro contato hoje”, diz ele. 

O estudante Rael Andrade, também não conhecia a técnica de carimbos e resolveu ir a exposição através de indicação de vídeos: 

“Eu resolvi vir aqui por conta da Internet, por mídias sociais e estou achando bastante interessante. Tem vários conteúdos sobre a cultura coreana e estou achando o máximo. É o meu primeiro contato com essa técnica e gosto muito desse lance da arte coreana. Achei muito interessante e quis vir aqui pessoalmente para conhecer mais. É o meu primeiro contato com a cultura coreana, mas eu acho muito lindo esse estilo. 

O artista Suldurumi nasceu em 1994, na cidade de Busan, Coreia do Sul, é formado em design gráfico e seu objetivo como artista é levar obras que divirtam e emocionem o público de alguma forma. 

A exposição fica em cartaz até 29 de junho de 2025 e a entrada é gratuita. Os horários de funcionamento são: Terças-Feiras aos Sábados: das 10h00 às 18h30 e aos Domingos: das 11h00 às 17h00. O Centro Cultural Coreano está localizado na Avenida Paulista, 460. 

Por Caroline Rossetto

A Central de Notícias da Rádio Libertação para a vida é uma iniciativa do Projeto “Mulheres de fé-O protagonismo feminino nas comunidades”. Este projeto foi realizado com o apoio da 8ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.

Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora

VÍDEO: VAMOS CARIMBAR? CENTRO CULTURAL COREANO OFERECE EXPERIÊNCIAS INTERATIVAS COM CARIMBO PARA TODA A FAMÍLIA

Ouça a notícia: VAMOS CARIMBAR? CENTRO CULTURAL COREANO OFERECE EXPERIÊNCIAS INTERATIVAS COM CARIMBO PARA TODA A FAMÍLIA