Teste de DNA revela descendência africana

Assuntos sobre causas raciais estão sempre em pauta, porém no final de 2021 o tema foi DNA africano que pode ser descoberto por meio do mapeamento genético que consiste em, analisar o genoma humano como um todo, sem focar em um gene específico. Cada exame existente possui uma técnica específica capaz de realizar o estudo do DNA individualmente de acordo com cada caso. O teste se utiliza de uma pequena amostra de líquido corporal ou tecido, geralmente sangue, mas, às vezes, saliva, pele ou líquido amniótico.

Aqui no Brasil esse exame já está disponível, pode ser encontrado a venda em uma farmácia ou em um laboratório, porém o valor do teste laboratorial não é tão acessível vareia de R$ 6 a R$ 12 mil reais. Por causa da dívida histórica que o Brasil tem a população negra o Vereador Antônio Donato criou um projeto que se denomina Projeto DNA África que foi aprovado pela câmara municipal de São Paulo consiste em um projeto que visa trazer diversos benefícios para a comunidade negra entre eles o teste de mapeamento genético.

Em nenhum dos testes que estão disponíveis a uma certeza de que se encontrara um parente que fez parte da escravidão, porém os resultados tendem a chegar perto de algumas hipóteses. Ao conversarmos com o Vereador ele nos explicou mais sobre o projeto e respondeu algumas dúvidas referente a quem pode participar e como é feito o cadastro do Projeto DNA África.

Para obter mais informações sobre o projeto e os requisitos de inscrição acesse www.capital.sp.gov.br

A Central de Notícias da Rádio LIBERTAÇÃO é uma iniciativa do projeto: A Bíblia como um clássico da literatura mundial.

Este projeto foi realizado com o apoio da 5ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.

Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.