PROGRAMA “SE LIGA”

Na segunda quinzena de março, a Secretaria de Saúde junto a Coordenadoria de ist/aids, irá retomar as atividades do projeto “se liga”, que realiza ações de testagens de hiv/aids, sífilis, além de distribuição de insumos de proteção como preservativos internos e externos e géis lubrificantes para homens e mulheres, nas estações de trem, ônibus e metrô, além de fazer mutirão de aconselhamento e um tira dúvidas.

Serão 3 quartas-feiras (16, 23 e 30/03), das 10h00 às 16h00 e será em parceria com a via mobilidade e viaquatro, que realizará essas testagens (sífilis e hiv), nas estações Ceasa (linha esmeralda), Vila das Belezas (linha lilás) e São Paulo- Morumbi (linha amarela).

Essa ação faz parte da programação voltada para o mês da mulher,com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, dará apoio e atividades voltadas às mulheres migrantes.

No dia 26 de março, em um sábado, haverá testagem de hiv e sífilis e distribuição de insumos, das 09 às 16h, na rua Voluntários da Pátria, em Santana, zona norte da capital.

No dia seguinte, no domingo, dia 27 de março haverá uma roda de conversa e aconselhamento sobre doenças sexualmente transmissíveis na Emef Idêmia de Godoy, em Guaianazes.

No dia 31 de março, para finalizar a programação, haverá o evento “migração e gênero”, no museu da imigração, localizado na Mooca, Zona Leste de São Paulo, do qual haverá testagem para HIV e distribuição de insumos para proteção.

A ação marca o retorno do programa “se liga” que ficou suspenso devido a pandemia e o aumento de casos de covid-19, cujo objetivo é ajudar mulheres migrantes e atender uma população mais vulnerável ao HIV e demais doenças sexualmente transmissíveis.