Praça do Tatuapé recebeu serviços de zeladoria e obras no entorno de recapeamento e sarjetas
A Praça Coronel Sandoval Figueiredo para os usuários, já foi considerada um ponto de frequência para moradores, espaço de diversão para crianças e adultos que buscam relaxar e aproveitar o frescor da sombra das copas de árvores suntuosas e centenárias. Hoje, ela abriga feira de artesanato e gastronômica
Na área, bancos estão espalhados em toda extensão, onde as pessoas que passam aproveitam o tempo ocioso, mas perdeu a característica de sua beleza. Frequentadores não vêem a praça Coronel Sandoval com bons olhos. A maioria relatou que está abandonada pela quantidade de sujeira e por virar terminal de ônibus.
A ‘praça dos perueiros’, estigmatizada no passado, foi usada como terminal dos perueiros quando o transporte público no local era prioridade de peruas e vans clandestinas, sem fiscalização. Agora ela serve de extensão para o Terminal Sul do Metrô Tatuapé, algumas linhas que fazem final nela atendem a zona leste, principalmente os bairros da Vila Formosa, Carrão, Vila Prudente e Mooca
A praça está localizada no centro do bairro Tatuapé, onde preserva em seu entorno residências, uma vasta área comercial, próximo ao Shopping Metrô Tatuapé, ao lado da Radial Leste. Segundo moradores, de sexta e sábado ela tem certo movimento noturno devido aos vários bares e restaurantes que funcionam noite adentro.
Os usuários e moradores do bairro reclamam dos alagamentos no entorno e do lixo que tomou conta da praça, como o Luiz, que lamenta a praça ter virado um depósito de sujeira pelos próprios usuários que também encontram poucas latas de lixo, que são destruídas ou levadas por outros. Ele acha que a subprefeitura deve conscientizar os usuários e colocar mais lixeiras, já que a praça sempre tem lixo.
“geralmente passa lavando, mas está em reforma, não passa. É, deixa os lixos ai por enquanto, aí passa mais tarde, mas sempre deixa lixo aqui”
A prefeitura de São Paulo informou que foi realizado no entorno das ruas da praça Coronel Sandoval obras de recapeamento, reforma das sarjetas para melhorar o escoamento da água pluvial, pois no local costumava acumular água, especialmente próximo à faixa de pedestres. Além disso, também foi realizada a reforma das muretas e a pintura pela subprefeitura da Mooca
Segundo a prefeitura, entre os critérios considerados para a escolha destas vias a serem recapeadas, estão o volume de tráfego e a deterioração do pavimento existente, demanda de transporte coletivo sobre pneus, histórico de operação de conservação de pavimentos viários, além de outras demandas da própria comunidade.
A pavimentação e o asfalto novo fazem parte do programa recape da cidade, que colabora com a redução do desgaste do solo e reduz os danos causados por poças de água que acumula e aumentam, com o atrito de veículos pesados como ônibus e caminhões, o surgimento de novos buracos ou o aumento deles.
A coordenação de obras ressalta que além da pavimentação as reformas de guias e sarjetas, bem como sarjetões, vão proporcionar maior conforto e qualidade de vida à população, facilitando a drenagem de água de forma correta.
De acordo com a subprefeitura da Mooca é preciso continuar com a zeladoria, obras novas e reformas dos bairros e as constantes manutenções, inclusive pavimentação com o asfalto novo, levando melhorias para a região.
O programa usa as tecnologias da informação e de engenharia para diagnosticar as condições e os problemas nas vias, soluções de recomposição do pavimento de acordo com a patologia apresentada e recuperação da malha viária com asfalto de qualidade superior.
Após o serviço finalizado pelo programa de conservação e manutenção da malha viária, as vias entram no cronograma da CET para sinalização.
A subprefeitura garantiu que todas as previsões de entrega foram cumpridas e o tempo de execução, em média de 90 dias, abrangendo as grandes avenidas.
Para solicitar serviços à Prefeitura de São Paulo e acompanhar sua resolução, basta se comunicar pelos canais de atendimento do portal 156 pelo site, telefone ou aplicativo SP156
Reportagem: Márcia Brasil
Fonte: Prefeitura de São Paulo/ Subprefeitura Mooca Imagens: Márcia Brasil, Subprefeitura Mooca
A Central de Notícias da Rádio LIBERTAÇÃO é uma iniciativa do Projeto “POR UMA CULTURA DE PAZ NAS ESCOLAS”. Este projeto foi realizado com o apoio da 7ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.
Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.