Parques municipais oferecem lazer, esporte e sombra para enfrentar onda de calor
O Centro Esportivo Brigadeiro Eduardo Gomes é uma alternativa para quem quer se refrescar
O verão começa dia 22 de dezembro e com a chegada da estação mais quente do ano, além das escolas que entram em férias, muitos escolhem este período para descansar, fugir da influência do El Nino que aumenta as temperaturas.
No momento do lazer, com o calor acima da média, a maioria procura espaços frescos para descansar e se divertir, como os parques municipais que oferecem lazer, esporte, sombra das árvores, piscinas e equipamentos esportivos.
Gabriel aproveita o momento de descanso do trabalho para relaxar nas áreas verdes e nos bancos espalhados pelo Centro Esportivo Brigadeiro Eduardo Gomes, ao lado do metrô Carrão.
“Sobre o parque, acho que já tem uns dois anos que está aberto, né? Acho que é importante, porque ficava um espaço fechado antes, e como é perto do metrô, acho bem agradável que a gente consiga, não precisa se deslocar muito para estar no espaço verde”
O Parque Sampaio Moreira, ou Centro Esportivo Brigadeiro Eduardo, é cercado por prédios residenciais e comerciais, além de lojas e um vasto comércio, que atrai moradores e trabalhadores da região a aproveitarem as áreas verdes, após um período de reforma, quando ficou fechado por alguns anos para ser revitalizado.
É possível aproveitar as quadras de futebol e basquete, a academia ao ar livre. Além de pistas onde é possível caminhar, correr, andar de bicicleta, patinete e skate.
Os pets também são convidados para um passeio, segundo a administração.
No Parque Sampaio Moreira, um dos grandes atrativos para as crianças é o playground que recebeu brinquedos novos e piso emborrachado perfeito para bebês e crianças. Tem escorregador, gira gira, balanços, entre outros brinquedos, é aconselhado utilizar repelentes de insetos para evitar alergias e picadas, especialmente de pernilongos.
Também foram instalados três pontos de academia ao ar livre com diferentes aparelhos, duas piscinas, uma semiolímpica de boas proporções para treinamentos e um conjunto aquático para adulto e outro menor para criança, com funcionamento durante toda a semana.
As quadras cobertas do parque deram lugar aos prédios do CEU Carrão. Na época, a construção da área trouxe transtornos e protestos dos moradores e hoje volta a ser uma opção de entretenimento com boa estrutura no quesito equipamentos públicos.
No local há dois campos de futebol, inclusive um com arquibancadas, onde é mantida a tradição secular dos times da região e outras agremiações que se encontram para as partidas.
Ao redor deles diariamente grupos de amigos ou do bombeiro ao lado correm ou caminham. Há quadras poliesportivas para a prática de futsal, basquete e vôlei. Em outra área foram instalados equipamentos para exercícios ao ar livre.
No local foi preservada uma antiga área para jogos de cancha de bocha, onde os moradores mais antigos do bairro e seus convidados se encontram. Essa foi uma providência que atendeu esse público e melhorou bastante as instalações e acesso a elas.
Para quem quiser conhecer o CEU Carrão, é outro espaço que possui uma grade com diversas atividades para os interessados em práticas esportivas, como natação, dança, alongamentos, yoga, karatê e muito mais; todas elas orientadas por profissionais, além de cursos e bibliotecas para todas as idades.
Os usuários que procuram atividades no CEU Carrão, a unidade abre às 7h e fecha às 18h diariamente, localizado na Rua Monte Serrat, 230 – ao lado da estação Carrão do metrô, no bairro Tatuapé.
O Parque Sampaio Moreira tem seu funcionamento de segunda a sexta, das 7h às 18h. Aos Sábados, domingos e feriados, das 8h às 18h
Endereço: Ao lado da estação de Metrô Carrão, nas ruas Monte Serrat e Apucarana. Para fazer carteirinha é só comparecer na administração com documento e comprovante de endereço.
Reportagem: Márcia Brasil
Fonte: Prefeitura de São Paulo
Imagens: Márcia Brasil e redes sociais
A Central de Notícias da Rádio LIBERTAÇÃO é uma iniciativa do Projeto “POR UMA CULTURA DE PAZ NAS ESCOLAS”. Este projeto foi realizado com o apoio da 7ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.
Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.