O bairro da Vila Formosa tem arte, cultura e lazer no Centro Cultural Vila Formosa

Usuários sentiram falta do espaço quando foi fechado para reforma

O Centro Cultural Vila Formosa oferece para a população uma diversidade de atividades artísticas, culturais e educacionais. Na programação, o espaço conta também com uma grade de oficinas para todos os públicos e com uma programação diversificada.

O Teatro Zanoni Ferrite foi inaugurado em 2010 e tem capacidade para 204 pessoas. Até 2013 recebia temporadas de espetáculos teatrais pagos. Com a chegada do Circuito Municipal de Cultura em 2014, sua programação ficou mais diversificada com apresentações gratuitas de teatro adulto e infantil, dança, além de apresentações musicais e circenses.

O espaço foi inaugurado em 2016, a partir da junção de dois equipamentos culturais, a Biblioteca Paulo Setúbal e o Teatro Zanoni Ferrite. Desde então, funciona como uma importante ferramenta de inclusão, ao promover cursos de capacitação e fomentar o acesso gratuito à internet, com atividades de inclusão digital para a população e formação de cidadãos em tecnologias digitais e inovação.

A Biblioteca comemorou, em 2016, 50 anos de existência e é referência no bairro, além de um diversificado acervo que tem uma programação variada com contação de histórias, feiras de troca de livros, saraus e oficinas de fanzine e xadrez. Em 2012 tornou-se temática em literatura policial.

Além dos espaços teatral e literário, o centro cultural também possui um Telecentro, que auxilia no desenvolvimento humano, econômico e social por meio da linguagem digital.

Segundo os usuários, o espaço ficou mais diversificado após a reforma com apresentações gratuitas de teatro adulto e infantil, dança, música e circo.

Em 2021, a fim de garantir uma melhor experiência e segurança para o público visitante, o Centro Cultural foi fechado no mês de outubro para reforma.

O estudante do ensino médio da região, Iari, diz que esperou a reforma para usar a biblioteca do Centro Cultural. Ele diz que gosta muita da biblioteca.

“Eu gosto, não venho muito esses tempos, fechou durante a pandemia para a reforma, mas eu gosto. Ia ter oficina de origami, de culinária, venho ler bastante”

A reabertura do Centro Cultural Vila Formosa foi comemorada, após um ano de reforma, no período da academia. O espaço foi reinaugurado com melhorias em infraestrutura e acessibilidade com atrações para recepcionar os públicos adulto e infantil da população do bairro Vila Formosa entre outros bairros.

O espaço comemorou a ocasião com programação especial com peças teatrais, música e stand-up, contação de histórias, espetáculo infantil e brinquedos infláveis. Iari conta que depois do confinamento por conta da pandemia o retorno foi triunfal.

Além da requalificação do telhado da Biblioteca Paulo Setúbal e do piso da Sala Multiuso e de um novo jardim, estruturas de acessibilidade foram instaladas no espaço para promover a democratização e o acesso igualitário à cultura .

Depois da reforma, os visitantes puderam contar com banheiros acessíveis, piso para pessoas com deficiências visuais, plataforma elevatória para o palco, reforma da calçada e colocação de corrimão.

O Centro Cultural Vila Formosa é um espaço público e cultural, que oferece atividades gratuitas, sendo gerida pela Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.

Para mais informações, acesse o site da Secretaria Municipal da Cultura.

Serviço
Centro Cultural Vila Formosa Av. Renata, 163 – Vila Formosa

Reportagem: Márcia Brasil
Fonte: Secretaria Municipal de Cultura Imagens: Márcia Brasil

A Central de Notícias da Rádio LIBERTAÇÃO é uma iniciativa do Projeto “POR UMA CULTURA DE PAZ NAS ESCOLAS”. Este projeto foi realizado com o apoio da 7ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.
Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.

VÍDEO: O bairro da Vila Formosa tem arte, cultura e lazer no Centro Cultural Vila Formosa

INFORMATIVO: O bairro da Vila Formosa tem arte, cultura e lazer no Centro Cultural Vila Formosa