No mês da mulher o Circuito Municipal de Cultura leva temas sobre as mulheres para os palcos do teatro dos Centros Culturais

A Vila Formosa recebe grande elenco teatral

O Centro Cultural Vila Formosa (CCVF) neste mês de Março abre as cortinas do teatro com temas sobre o mundo feminino em destaque para dar visibilidade ao mês da mulher

Diversos temas que rodeiam a realidade da mulher em suas diversas fases de vida: expectativas de comportamento, maternidade, sexualidade e violência de gênero, entre outros. Leva para a cena o debate de questões relevantes relacionadas à ampliação dos direitos da mulher, da perspectiva de como a construção do feminino se dá na relação entre mulheres, com a sedimentação de valores (sociais, estéticos, filosóficos) que impedem o pleno desenvolvimento da consciência do ser mulher e preservam para ela um lugar de subalternidade.

A estudante Maíra frequentadora do Centro Cultural Vila Formosa se identificou com os temas das peças e pretende assistir com as duas filhas adolescentes, irmã e mãe.

Ela concorda com os temas por tratar dos direitos e assuntos sobre a psicologia voltadas para as mulheres: Uma arte terapia, a gente não percebe o quanto isso pode ser benéfico para o ser humano”.

As peças em cartaz no CCVF

Senhora X, Senhorita Y
Teatro / Drama

A peça é uma leitura do coletivo Damas Produções a partir do clássico de August Strindberg, “A Mais Forte”, publicado no século 19. A trama é composta por uma mulher traída que superou o episódio e conseguiu sustentar o lar. Para o autor, ela é a mais forte por conta disso. E a outra personagem, é a suposta amante que não pode falar. Ambas “competem” pelo mesmo homem.

A obra “Senhora X, Senhorita Y” apresenta 2 personagens, aquela com o status social de boa esposa, bela, recatada e do lar e a mulher que busca a sua própria identidade, independência e romper com as amarras impostas pela sociedade.

Sob o pretexto de representar o texto a mais forte, de August Strindberg, duas atrizes e uma performer sonora se lançam em um jogo pelo qual intercambiam diversos papéis, explorando com humor ácido as construções heteronormativas do feminino sugeridas pelo texto. Indo mais longe: elas desafiam o autor sueco pela exposição de um disparador imprevisto: o corpo lésbico reivindicando o protagonismo da cena. O que diria Strindberg disso tudo?

Com o propósito de descontruir a imagem da mulher heteronormativa – o padrão que as pessoas impõem para o gênero, inclusive enfatizar o corpo lésbico reivindicando o protagonismo da cena.

Dias 23, 24, 25 e 28/03 às 20h. 60 minutos. +14 anos

As Triunfais
Teatro / comédia / circo

Chá Verde, Suzana e Olívia do Hambúrguer são três palhaças que chegam para fazer os vocais de um show, mas a banda não apareceu. Com uma mala, um microfone, alguns elementos cênicos e a ajuda do público, elas estão determinadas a fazer o seu grande show acontecer. Um espetáculo para toda a família com números de humor clássicos reinventados e repletos de graça, dança e comicidade. “As Triunfais” é um coletivo de palhaçaria criado por Fabíola Pena, Fernanda Castello Branco e Olívia Bassini, com direção de Ana Paula Lopez.

Dias 25/03 às 16h. 50 minutos. Livre.

A pequena semente do tempo
Teatro Infantil

Espetáculo infantil que mistura contação de histórias, teatro de sombras e manipulação de bonecos.

Conta as aventuras de Julieta, uma garotinha de 7 anos, divertida e curiosa que ama ouvir as histórias de seu avô Nono – um senhor muito sábio. Juntos, embarcam num mágico universo de histórias que vai abrir as janelas da imaginação, contadas através da manipulação de objetos, roupas, tecidos e mamulengos.

Dias 18, 19 e 21/03. Sábado e domingo, às 16h, e terça, às 10h30 e às 14h30. 55 minutos. Livre.

As meninas Velhas
Teatro / comédia

Com direção de Tadeu Aguiar e texto de Claudio Tovar, as atrizes Lucinha Lins, Bárbara Bruno, Nadia Nardini e Sônia de Paula contam a história de quatro mulheres sessentonas de espírito libertário, seus desejos, projetos e a amizade de uma vida inteira. A peça trata dos “novos 60”, ou seja, da nova forma de viver a fase madura da vida – com produtividade, alegria, desejos e projetos a realizar.

Dia 26/03 às 19h. 80 minutos. Livre.

Pérolas em Histórias
Teatro / comédia

Neste espetáculo narrativo, destinado ao público infantil, o grupo Poesia no Espaço apresenta enredos da tradição oral que podem ser considerados verdadeiras pérolas de sabedoria. As histórias nos foram oferecidas por nossos antepassados e preservadas ao longo de muitas gerações. Algumas das fábulas que inspiraram esse espetáculo artístico são O sonho de Ismar e João, o Oleiro.

Dia 26/03 às 16h. 50 minutos. Livre.

Para assistir às peças de teatro é necessário chegar uma hora antes para retirar os ingressos. Os espetáculos são gratuitos.

O Teatro Zanoni Ferrite fica localizado na Avenida Renata, 163 – Vila Formosa, no Centro Cultural Vila Formosa

A Central de Notícias da Rádio LIBERTAÇÃO é uma iniciativa do Projeto A Democracia e o Estado Laico. Este projeto foi realizado com o apoio da 6ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.

Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.

Reportagem: Márcia Brasil
Fonte: Secretaria Municipal da Cultura (SMC) / CCFV
Imagens: Márcia Brasil / redes sociais

VÍDEO: No mês da mulher o Circuito Municipal de Cultura leva temas sobre as mulheres para os palcos do teatro dos Centros Culturais

INFORMATIVO: No mês da mulher o Circuito Municipal de Cultura leva temas sobre as mulheres para os palcos do teatro dos Centros Culturais