A ARTISTA FLÁVIA JUNQUEIRA TRAZ AS MEMÓRIAS E A NOSTALGIA DA INFÂNCIA.
Reportagem: Caroline Rossetto
Desde o final de setembro de 2024, o Centro Cultural FIESP, apresenta a exposição
“Extasia”, da renomada artista Flávia Junqueira, muito conhecida por mostrar todo um universo infantil, lúdico, colorido e nostálgico em todas as suas obras.
Essa exposição, totalmente inédita, apresenta o trabalho da artista de uma maneira
diferente da usual. Dessa vez, ela contempla todas as suas áreas de atuação pela qual já é conhecida: fotografia, cenografia, iluminação, escultura e instalação.
Suas obras têm uma alta performance de planejamento. Todas as suas fotografias tem o complemento de riquezas arquitetônicas espalhadas pelo Brasil, como bibliotecas, mansões, salas de teatro antigos e demais espaços públicos conhecidos, com cores chamativas, mesclando equilíbrio e caos, sobriedade e exuberância, sem esquecer dos famosos balões presentes em seus trabalhos.
O nome dado à exposição não é de propósito. Segundo a curadora, Bianca Coutinho Dias, foi pensado para induzir a um grande estado de êxtase, através da fantasia, em um ambiente bastante sensorial:
O turista carioca, Samuel Horita, não conhecia o trabalho da Flávia e ficou encantado.
“Estou conhecendo o trabalho dela agora e estou encantado. Eu estou surpreso, porque é algo inovador e não vi nada parecido. Eu gostei bastante e fico feliz que eu trabalho no Nova América da Fiocruz, então me trouxe muita nostalgia. Minha irmã é cantora e cantou no Trabalho Municipal de Niterói, então achei legal mostrar de uma perspectiva diferente. É engraçado que traz um lúdico, mas coloca o lúdico em lugares inusitados. Como por exemplo, um parque de diversões é algo esperado, mas no Teatro Municipal é meio inesperado. Mas o engraçado que traz uma tristeza também, eu não sei explicar. De tão colorido e vibrante, eu acho que traz uma visão tão diferente e introspectiva da infância”, falou ele.
A exposição está localizada na Avenida Paulista, 1313, Avenida Paulista e é inteiramente gratuita. Os horários de funcionamento são de terças-feiras aos domingos: das 10h00 às 20h00. A exposição estará em cartaz até o dia 26 de janeiro de 2025.