GRUPO SOBREVENTO PREPARA ESPETÁCULO INFANTIL

O Grupo Sobrevento de Teatro está comemorando 35 anos de existência. Criado por Sandra Vargas e Luis André Cherubini, o grupo tem a característica de fazer a pesquisa de linguagens para a cena e contar histórias de diferentes culturas, associando com a cultura brasileira.

Com a estreia de “Pérsia” no dia 11 de março, que se propõe a contar histórias de memórias afetivas e relacionamentos com objetos trazidos ou deixados no local de origem, buscando através do olhar iraniano, o nosso reflexo e também a nossa identidade.

Em paralelo a essa peça, Sandra também está preparando “Meu Jardim”, um espetáculo voltado para a primeira infância:

“Meu Jardim” é um espetáculo voltado para a primeira infância e também é um texto escrito por uma iraniana que mora na França, também porque achávamos que tinha sentido apresentar esse repertório por causa da conexão que existe com a cultura persa.

Esse espetáculo, que foi contemplado pelo edital Myriam Muniz, é considerado uma iniciativa pioneira no país por conseguir dialogar com bebês e crianças de 06 meses a 3 anos de idade.

Essa iniciativa fez um sucesso estrondoso, a ponto de serem convidados a se apresentarem na Espanha, por dois anos consecutivos.

O texto, da autora iraniana, Mandana Sadat, conta a história de um viajante, que, entediado, resolve construir um jardim. A história fala de esperança, fé, uma possibilidade de recomeçar, recriação e que tudo pode estar ao alcance de todos, mostrando um panorama de locais que tanto podem ser o Irã quanto o Brasil e com a mensagem de que se pode construir um mundo melhor.

O Grupo Sobrevento também atua especialmente na arte bonequeira, no Teatro de Bonecos e também no Teatro de Objetos, ideia que também foi revolucionária no Brasil:

“O Teatro de Objetos é um pouco contrário ao teatro de bonecos, a força que ele quem não é em sua animação, mas sim, na história que ele carrega. Aí, fazemos uma dramaturgia, que pode ser bonecos ou não, que poder ser objetos ou não, a partir da história que ele carrega, o que a gente entende de contribuição para o teatro de objetos para a cena, é justamente o que ele nos leva a dizer e ele nos faz dizer coisas no palco que não diríamos de outra maneira. Mesmo que a gente pergunte para alguém, qual a história da vida e ela sempre contaria a mesma história, e por muitas vezes, soaria clichê”, conclui.

Além do espetáculo “Meu Jardim”, Sandra está se preparando para a estreia da peça “Pérsia” no dia 11 de março, às 20h30, no espaço Sobrevento, como celebração dos 35 anos do grupo:

Sandra, a criadora do grupo, conta como surgiu a peça:

“Esse projeto é do Grupo Sobrevento que completa 35 anos de fundação e que decidiu fazer uma pesquisa em cima da cultura persa, tentando reconhecer o que havia em comum com a cultura brasileira. Isso vai resultar em dois espetáculos: o adulto, que vai estrear dia 11 de março, que nasce de uma pesquisa que o Sobrevento faz sobre teatro de objetos, teatro de objetos documental e que tenta compreender quais são as histórias que há por trás deles. Nós trabalhamos durante muito tempo a linguagem do teatro de objetos, mas no momento, sentimos a necessidade de conversar com iranianos que moram aqui no Brasil e que nos contassem a história dos objetos que eles trouxeram e que deixaram em sua casa e que sentem falta para tentar criar a dramaturgia. Além das história dos objetos, mas também contaram a lembranças que quando moravam no Irã e qual era o contexto político na época, para tentar criar uma dramaturgia que cruzasse a história dos brasileiros pelos relatos dos brasileiros, tentando refletir a história dos dois países”, conclui.

REPORTAGEM POR CAROLINE ROSSETTO

A Central de Notícias da Rádio LIBERTAÇÃO é uma iniciativa do projeto: A Bíblia como um clássico da literatura mundial.

Este projeto foi realizado com o apoio da 5ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.

Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.

A peça entra em cartaz a partir do dia 11 de março e o espaço está localizado na Rua Coronel Albino Bairão, 42 – Metrô Bresser

Até 1 º de maio de 2022

Horários: Sextas e sábados, 20h30 // Domingos, às 20h ENTRADA GRATUITA

Reservas de ingressos pelo e-mail: info@sobrevento.com.br – a bilheteria abre com 1h de antecedência