FEVEREIRO O MÊS MAIS SECO DOS ÚLTIMOS ANOS

O verão em 2022 está mais quente e o mês fevereiro é o mais seco dos últimos 38 anos na capital, março pode seguir com calor e baixa umidade.

As fortes chuvas até o início de fevereiro de 2022, em São Paulo, deixaram paulistanos em alerta por conta das catástrofes. Agora todos questionam onde está a chuva de fevereiro.

O mês terminou com um volume total de precipitação muito abaixo da média normal. E para quem estava na expectativa de chuvas, a previsão segue com estiagem.

Quem sentiu o clima seco precisou procurar as AMAs. Dona Gertrudes buscou orientação médica, pois não sabia se estava gripada ou com covid. No final, após o teste o médico disse que era rinite. Ela conta os sintomas: “Nariz ardendo, garganta seca e os olhos ficam enchendo de água, sabe?”

O Instituto Nacional de Meteorologia revelou que 2022 teve o segundo fevereiro mais seco do histórico do Mirante de Santana, na zona norte de São Paulo, local da estação meteorológica que recolhe dados atmosféricos da capital paulista desde 1943.

Em fevereiro de 2021 acumulou 180,6 milímetros, mais do que o dobro deste ano. O volume total de precipitação de fevereiro de 2022 foi de 69,2 mm, valor que ficou 72% abaixo da média histórica que é de 246,2 mm.

A falta de chuva de fevereiro de 2022 deu um salto, se comparada com fevereiro de 2020, quando São Paulo recebeu 493,8 mm, que foi o maior volume de chuva em um fevereiro de todo o histórico de dados.

Fevereiro foi menos chuvoso segundo os registros no Mirante de Santana de 1943 a 2022. Já em 1984: 32,5 mm (milímetro), 2022: 69,2 mm, 2005: 99,9mm, 2018: 102,2 mm. Em Março será atípico, começa o mês com pouca chuva.

A cidade de São Paulo entra em março de 2022 com muito sol, muito calor e pouca chuva. A temperatura máxima prevista para esta terça é de 34°C e há chance de novo recorde de calor para o ano de 2022 e para o verão 21/22, que começou em 21/12/2022. O recorde atual para este ano e para o verão é de 33,8°C, em 23 de janeiro.

A semana segue com muito calor e chance de algumas pancadas de chuva, mas que devem ser em pouco volume e em poucas áreas da cidade até a quinta-feira. Até lá, as tardes devem ter calor entre 33°C e 34°C.

As condições para pancadas de chuva aumentam a partir da tarde da quinta-feira, 3 de março, com a aproximação de uma frente fria. Durante a sexta-feira e no primeiro fim de semana de março de 20222, há chance de chuva forte por causa da passagem desta frente fria pelo litoral paulista e do excesso de calor que estará armazenado na região da capital paulista.

De acordo com a previsão de março dos Institutos meteorológicos, não há previsão de nova Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZACA) , correntes de ar quente vindas do norte da África que cruzam da Amazônia ao Atlântico e se encontram com as temperaturas do sul, um movimento de ar com fortes mudanças climáticas elevando nuvens carregadas, que causaram enchentes e deslizamentos desde o início do verão.

O estado de São Paulo terá pancadas de chuva típicas de calor, que ocorrem à tarde ou à noite e passagem de frentes frias. Mesmo assim, para a maioria das áreas do interior paulista, a previsão é que em março termine com chuva abaixo do normal.

A Grande São Paulo e todo o leste do estado, Mantiqueira e o Norte de São Paulo devem receber volumes de chuva nesta estação de verão um pouco acima da média.

Médicos alergistas orientam tomar muita água, usar umidificador ou toalhas úmidas nos ambientes internos nos períodos secos e com baixa umidade. Em caso de problemas com coriza, tosse seca, ardência nos olhos e dor de garganta, procure um médico.

Fonte: Climatempo/Metsul

A Central de Notícias da Rádio LIBERTAÇÃO é uma iniciativa do projeto: A Bíblia como um clássico da literatura mundial.

Este projeto foi realizado com o apoio da 5ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.

Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.