CENTRO DE REFERÊNCIA A SAÚDE DE PESSOAS TRANS E TRAVESTISÉ INAUGURADO NO BOM RETIRO
Novo equipamento de saúde leva nome de Janaína Lima, importante ativista dos direitos LGBTIA+.
REPORTAGEM POR HIGOR DEL CARMO
Foi inaugurado na última terça-feira, 11 de janeiro, o Centro de Referência de Saúde Integral para a População de Travestis e Transexuais (CR POP TT) Janaína Lima, um serviço pioneiro no país! Localizado no bairro Bom Retiro, o novo equipamento de saúde da cidade de São Paulo é voltado para atender pessoas trans e travestis, oferecendo uma rede de cuidados que vai desde o atendimento básico até o acompanhamento especializado.
O evento contou com a presença do Prefeito Ricardo Nunes, que falou sobre a importância de se instalar um serviço que se dedica especificamente a uma população que enfrenta desafios particulares no que diz respeito ao acesso à saúde:
“Esse Centro de Referênciapara pessoas trans é o primeiro do país, é uma demanda antiga da comunidade e que passa a integrar as outras redes que agente tem nas UBSse nos hospitais que já são 44. Mas esse é referência, pois conta com vários serviços como psicólogos, médicos, assistentes sociais, e vai dar todo o atendimento, tudo aquilo que a comunidade solicitou e que a Secretaria da Saúde identificou como necessidade de atendimento vai poder ser feito aqui.”
O novo equipamento de saúde fica na rua Jaraguá, 866, região central da cidade, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h. Para abertura do serviço foram investidos R$ 143 mil em equipamentos e o custeio mensal será de R$ 522 mil.
Na unidade serão realizados procedimentos de hormonização para adolescentes a partir dos 16 anos; apoio psicossocial a familiares de crianças e adolescentes com variabilidade de gênero; acolhimento em saúde mental (oficinas e grupos terapêuticos); pré-natal; abordagem para possíveis complicações causadas após implante de silicone; acompanhamento de pessoas intersexo; atendimentos a complicações cirúrgicas de afirmação de gênero e endocrinopatias de base afetadas pelo uso de hormônios; e sangria terapêutica.
A unidade contará com uma variedade de profissionais dedicados ao trabalho focado nesse público, tais como endocrinologista, ginecologista, hebiatra, psicólogo, psiquiatra, urologista e fonoaudióloga, além da equipe de enfermagem, assistência social e administrativa. Serão 33 profissionais e 11 consultórios.
Ricardo Nunes salientou que para além da saúde, a prefeitura tem cuidado da população trans na área financeira, através do programa ‘TransCidadania’:
“O TransCidadania é um programa muito importante, é um programa que dá um auxílio financeiropara que as pessoas trans possam estudar e, por tanto, ter ali a sua autonomia profissional, que isso é fundamental pra dignidade. Em 2016 haviam 100 vagas, hoje nós temos 160 vagas e em julho nós vamos passar para 810 vagas. Quer dizer, um atendimento realmente verdadeiro, não só o batismo do nome de um programa, mas realmente com acesso para as pessoas poderem ter ali a condição de estudar.”
JANAÍNA LIMA
Janaina Lima, militante travesti, pedagoga e profissional de sexo, era incansável naluta pela cidadania e defesa dos direitos LGBTI+. Nascida na divisa do Rio Grande do Norte com a Paraíba, atuou como coordenadora adjunta de Políticas para LGBTI de São Paulo.
Ela faleceu em 03 de setembro de 2021. Em 2014, o Conselho Municipal de Atenção à Diversidade Sexual de São Paulo elegeu uma Mulher Travesti para estar à frente, Janaína Lima, que se orgulhava de si mesma, foi a primeira presidente Travesti do Conselho.
A Central de Notícias da Rádio LIBERTAÇÃO é uma iniciativa do Projeto A Democracia e o Estado Laico. Este projeto foi realizado com o apoio da 6ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.
Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.