Alô, munícipes,com saúde não se brinca! A vacina contra o sarampo está disponível nas ubs da capital Paulista
Então, é hora de colocar a carteirinha de vacinação em dia, a campanha do imunizante começou em 2022 a todo vapor e a prefeitura vem intensificando a divulgação e não está poupando esforços para que a população procure a unidade de saúde mais próxima e vacine crianças de 6 meses até 5 anos de idade.
O ministério da saúde recomenda um intervalo de quinze dias para crianças entre 5 a 11 anos de idade,profissionais de saúde que nasceram a partir do ano de 1960 devem se imunizar também o quanto antes;
Com a divulgação da campanha, a prefeitura de São Paulo espera imunizar pouco mais de 700 mil crianças ou cerca de 95% desse contingente e são esperados quase 600.000 profissionais de saúde em atividade.
Depois de muitos anos erradicado, o sarampo voltou a ser uma grande preocupação para as autoridades de saúde, os últimos casos foram confirmados em 2015 e em 2016, o país certificou o fim do vírus endêmico, em 2018, houve um novo surto e quase 10.000 mil pessoas foram infectadas, com um total de cinco mortes causados pela doença.
Em 2020, com o início da pandemia do covid-19, isolamento social e baixa cobertura vacinal, os casos voltaram a aumentar e são mais de 400 casos, com óbitos.
A vacina contra o sarampo é tríplice viral; ela também protege contra a rubéola e a caxumba, é extremamente importante que os pais mantenham seus filhos com a vacinação em dia, pois a transmissão do sarampo é bem maior do que o coronavírus.
Atualmente, o Brasil entrou em um novo surto com a transmissão da doença e estados como Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Bahia, Goiás, Maranhão, Rio Grande do Norte, Sergipe e Piauí estão sofrendo muito com o número expressivo de casos, nos últimos dois anos.
Vale lembrar que a vacina contra o sarampo é aplicada em duas doses e quem que já foi vacinado, não precisa tomar o imunizante novamente.
A Central de Notícias da Rádio LIBERTAÇÃO é uma iniciativa do projeto: A Bíblia como um clássico da literatura mundial.
Este projeto foi realizado com o apoio da 5ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.
Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.