A retomada econômica em São Paulo após a flexibilização da máscara e com avanço da pandemia, abriu portas para novos negócios e inovações para quem buscou cursos e dicas do Sebrae

O Sebrae faz parte de um sistema criado em 1972 – Centro Brasileiro de Apoio à Pequena e Média Empresa ( Cebrae ) vinculado ao Governo Federal. A partir de 1990, a entidade transformou-se num serviço social autônomo, denominado Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae.

É uma entidade que tem em seu conselho administrativo representantes da iniciativa privada e do setor público. Essa composição visa sintonizar as ações que buscam estimular e promover as empresas de micro e pequeno porte com as políticas de desenvolvimento econômico e social.

Constitui-se, portanto, numa instituição que prepara os micro e pequenos empresários para obterem as condições necessárias para crescer e acompanhar o ritmo de uma economia competitiva.

Empreendedores retornam a trabalhar após perder o emprego ou fechar seus negócios, com ideias renovadas. Suzana foi uma delas, após perder o emprego, empreendeu em artesanato, passou a vender para as amigas e depois o negócio começou a crescer. “Mas antes a gente não se preocupava em crescer em alguma coisa por que eu já trabalhava fora. Veio a pandemia, muitas demissões e entre essas demissões eu estava nela, então eu vou me dedicar ao que eu sei fazer de verdade”.

Duas em cada três empresas que conseguiram passar pela pandemia mudaram sua forma de atuar – e algumas estão conseguindo obter resultados ainda melhores.

Com o avanço da vacinação contra a Covid-19 no País e a perspectiva de melhora das atividades econômicas, muitos empreendedores que sofreram para manter as portas abertas – ou mesmo que tiveram de fechar seu negócio – nos últimos dois anos estão de volta ao balcão. Alguns até mesmo aproveitaram para mudar o rumo dos negócios e passaram a atuar em outra área.

De acordo com a 13º edição da pesquisa “Os Impactos do Coronavírus nos Pequenos Negócios”, realizada pelo Sebrae em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), 86% das empresas já conseguiram retomar a sua operação. Mas apenas 31% atuam da mesma forma que antes – ou seja, praticamente duas em cada três mudaram sua forma de atuar.

É o caso de muitos empreendedores que fecharam as portas. Antes da pandemia, lojas de shopping e rua em vários segmentos, principalmente vestuário e alimentos, o que mais sofreu na pandemia, com decreto de lockdown em março de 2020.

Muitos afirmam que sobreviveram com o mínimo. O faturamento no início despencou. Empreendedores precisaram se reinventar com as orientações e dicas do Sebrae.

Alguns realizaram melhorias em seu estabelecimento, mesmo com as portas fechadas, comerciantes demitiram os funcionários e começaram a montar alguns kits com os produtos da loja para mostrar aos amigos e vender em algumas casas. Assim conseguiram recontratar os funcionários e orientar as medidas de proteção sanitária, álcool em gel e distanciamento.

O empreendedorismo trouxe invenção e oportunidades com o boca a boca e a procura para quem investiu em conhecimento e cursos on-line, soube aproveitar uma alta de negócios no sistema por redes sociais.

Apesar do cenário ainda incerto, os empreendedores têm se mostrado, em geral, mais otimistas com seus negócios para 2022. A consultoria de negócios do Sebrae dá dicas para que os negócios cresçam, como “estratégia para a retomada, como alguns pontos-chave para ficar atento nesse período”, explica.

Nos Controles Financeiros, é importante ficar de olho no caixa. “É fundamental estar atento e buscar soluções para reduzir custos e aumentar o faturamento”, acrescenta.

A Inovação é outra medida que está no detalhe, uma simples mudança para aplicar as ferramentas de visual merchandising, oferecer um ponto de venda mais atraente e moderno ou inovar na embalagem são alguns exemplos do que pode ser feito.

E o Marketing digital, a principal ferramenta para a loja virtual, que veio para ficar. É imprescindível sua presença em diversos canais, ser omnichannel. Investigue por qual canal seu cliente quer comprar, com praticidade, agilidade e conveniência. Loja virtual, aplicativo, marketplace, redes sociais, televendas, lojas físicas — o consumidor tem cada dia mais opções para comprar e se conectar com as marcas.

REPORTAGEM POR MÁRCIA BRASIL

Fonte: Sebrae SP

A Central de Notícias da Rádio LIBERTAÇÃO é uma iniciativa do projeto: A Bíblia como um clássico da literatura mundial.

Este projeto foi realizado com o apoio da 5ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.

Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.