O CENTRO CULTURAL JAPAN HOUSE APRESENTA A DELICADA EXPOSIÇÃO “A VIDA QUE SE REVELA”.
O Centro Cultural Japan House em parceria com o “KYOTOGRAPHIE INTERNACIONAL PHOTOGRAPHY FESTIVAL”, apresenta a exposição inédita “A VIDA QUE SE REVELA”, produzida por duas artistas japonesas: Rinko Kawachi e Tokuko Oshioda.
No segundo 2º andar da Japan House e inaugurada no dia 19 de novembro de 2024, a mostra traz quatro séries de fotografias que retratam o cotidiano e a rotina, com profundas reflexões pessoais, mostrando toda a delicadeza e sensibilidade que um olhar fotográfico pode trazer.
Oshioda é uma artista premiada de 84 anos de idade e está expondo pela primeira vez na América Latina. Os seus trabalhos são estritamente familiares e são olhares bastante cuidadosos e pessoais. Na série “My Husband” documentou ao longo de 22 anos de trabalho, a vida cotidiana entre marido e filha.
Já a Rinko Kawauchi apresenta a série “CUI CUI”, documenta 13 anos de momentos especiais e diversos ciclos familiares: desde o casamento de seu irmão, o nascimento de seu sobrinho e o falecimento do seu avô.
O cientista de dados, Matheus Inoue, nos contou o que achou da exposição:
“Eu achei a exposição interessante. Acho que essa parte do cotidiano e da cultura, tem essa nuance que é algo que representa tanto esse tempo e no espaço do Japão, de um período japonês específico. Eu sou descendente de japoneses, então essa estética acho que é muito interessante. Tem esses bonecos aqui, acho que representa muito o que eu via na infância. As séries do Ultraman, por exemplo, eu via muito na infância “. diz ele.
A exposição está em cartaz até o dia 13 de abril de 2025 e a entrada é gratuita. O endereço é na Avenida Paulista, 52. Os horários de funcionamento são de terças-feiras às sextas-feiras: das 10h00 às 18h00 e aos finais de semana e feriados: das 10 às 19h00.
Por Caroline Rossetto