Conselho Participativo Municipal Aricanduva convida moradores e trabalhadores da região para participarem das reuniões

As reuniões definem demandas importantes da região sob jurisdição da Subprefeitura de Aricanduva

Na subprefeitura de Aricanduva, o Conselho Participativo Municipal (CPM) realiza normalmente encontros e solicita a presença de moradores e trabalhadores da região dos bairros de Aricanduva, Vila Formosa e Vila Carrão.

A construção de soluções para os problemas enfrentados no distrito é fundamental para quem vive ou trabalha na região. E torna-se mais eficaz quando é pensada junto de quem usufrui do espaço. Júlia, comerciante do bairro de Aricanduva, apoia a participação social.

Júlia diz que não acredita mais no governo, devido às perdas do carro e de seu estabelecimento nos alagamentos em períodos de chuvas. Ela lamenta sobre os buracos nas vias, ou seja, abandono do poder público. Ela acredita que só a população unida poderá fazer algo para melhorar a vida de todos: “a verdade é, realmente, falta respeito com a população. E, não tem seus direitos respeitados”.

O CPM convidou a todos que residam ou trabalhem na região para participar da reunião ordinária. A última reunião aconteceu em 22/03 e foram deliberadas as seguintes pautas

1 – Devolutivas dos Ofícios 2022;
2 – Palavra aos Conselheiros;
3 – Palavra aos Munícipes;
4 – Revitalização total da Praça Sampaio Vidal;
5 – Limpeza Rua Ouricuri, instalação de lixeiras.

Na reunião, foi aberto o diálogo entre munícipes e prefeitura. No ponto de vista do CPM é levar melhorias e deixar o bairro cada vez melhor.

O Conselho Participativo Municipal (CPM) de Aricanduva tem caráter público e é reconhecido como instância de representação da população de Aricanduva vila Formosa e Carrão.

Além de promover discussão e apoio aos munícipes, o corpo de conselheiros leva as demandas da população que participa ativamente para solucionar necessidades dos espaços públicos e dos bairros.

O CPM tem caráter eminentemente público e é organismo autônomo da sociedade civil, reconhecido pelo Poder Público Municipal como instância de representação da população de cada região da Cidade para exercer o direito dos cidadãos ao controle social, por meio da fiscalização de ações e gastos públicos, bem como da apresentação de demandas, necessidades e prioridades na área de sua abrangência.

Cada subprefeitura instala o respectivo Conselho Participativo Municipal para atuação nos limites do território administrativo com orçamento, reflete decisões sobre como o dinheiro do cidadão que paga tributos será destinado para políticas públicas.

Neste contexto, as estratégias orçamentárias abertas e a interlocução entre os poderes são essenciais para a boa governança, uma vez que forneçam oportunidades para que os cidadãos conheçam a temática e, assim, tornem-se mais aptos para o exercício do controle social das políticas públicas e dos recursos investidos.

O Conselho Participativo Aricanduva informa que as reuniões acontecem normalmente na Subprefeitura de Aricanduva, localizado na rua Atucuri 699, Vila Carrão.

Para mais informações, acesse o site da Prefeitura de São Paulo.

A Central de Notícias da Rádio LIBERTAÇÃO é uma iniciativa do Projeto A Democracia e o Estado Laico. Este projeto foi realizado com o apoio da 6ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.

Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.

VÍDEO: Conselho Participativo Municipal Aricanduva convida moradores e trabalhadores da região para participarem das reuniões

INFORMATIVO: Conselho Participativo Municipal Aricanduva convida moradores e trabalhadores da região para participarem das reuniões