CENTRO CULTURAL SÃO PAULO: UM DOS MAIORES ESPAÇOS DEMOCRÁTICOS DE SÃO PAULO
A cidade de São Paulo é muito conhecida por sua diversidade cultural. Um desses lugares, amplamente democráticos e que reúne pessoas de todos os estilos e tribos, é o Centro Cultural São Paulo, localizado na Vergueiro.
O local recebe todos os tipos de manifestações artísticas: como dança, teatro e cinema, além de exposições de todos os assuntos. Esse espaço é um ótimo local para estudar que abriga uma biblioteca com um acervo de mais de 120 mil livros, a gibiteca Henfil, que empresta gibis, a Discoteca Oneyda Alvarenga, concebida por Mário de Andrade em 1935 e que desde 1982, está no espaço e que contém discos e CDS de música popular, folclórica e erudita, tanto nacional quanto internacional.
No entanto, existe um espaço peculiar e que se destaca muito. Um imenso terraço, com uma vista para a Avenida 23 de Maio, convida o público a ter momentos de relaxamento e descanso e a busca por um pouco de ar puro.
A estudante Ana Beatriz da Silva Garcia, de 20 anos, ressalta a beleza do terraço e também como o Centro Cultural São Paulo é importante para a liberdade de criação:
“Eu acho que o Centro Cultural é sempre um espaço muito bom, onde a gente consegue se libertar um pouco dessa sociedade, que reprime a nossa arte. E trabalhar com fotografia que é muito bacana. Principalmente, nesse mirante, que é plural. Mescla com as outras artes e principalmente, na fotografia, tem todos esses contrastes. Aqui parece um mundinho à parte. Do lado de dentro, tem toda uma galera dançando e assistindo filmes. Aqui, no mirante, observamos os prédios e a cidade como ela é e perceber todo esse contraste, é bacana e consegue misturar arte com a cidade. Eu acho que esse Centro Cultural é o meu favorito, ele é muito acessível, é só pegar o metrô. Eu também sou da Zona Leste e é muito fácil de chegar. É só pegar a linha vermelha e linha azul, e já cai aqui, praticamente. Acho que aqui é bacana, não só para observar as paisagens, mas para apreciar as exposições, ver filmes ou não fazer nada mesmo. Apesar de gostar bastante do Mirante de 9 de Julho, que é muito bacana, mas eu gosto mais desse, que a consegue ver o movimento dos carros passando, com o contraste com os prédios, que demarca bastante na questão urbana de nossa cidade. Acho esse Centro Cultural mais pulsante do que os outros”, afirma.
Fazer música para Auany Silva, de 25 anos, é um grande prazer e que traz relaxamento. Ali, treinando acordes no terraço e se apresentando em estações do metrô, é a garantia de conseguir ganhar uns trocados e pagar as contas em dia:
“Estou aqui hoje, estudando e passando umas músicas. Comecei a vir para cá em 2017 e é um lugar que me traz muita paz. Quando estou meio tensa, venho para dar uma espairecida nas ideias. Gosto desse mirante e gosto do Sesc Avenida Paulista. Gosto bastante dos SESC, onde eu moro, tem o SESC Belenzinho, que dá para estudar e praticar. Acho que esse é bem diversificado, tem uma galera que fica dançando lá embaixo e para tocar música, com certeza, é o local mais aberto e democrático”, conclui.
E dividindo o espaço com o terraço, a Horta Comunitária do Centro Cultural Vergueiro, completou 9 anos de existência em 2022. Com mudas cedidas pela Prefeitura de São Paulo e pela Secretaria do Verde e Meio Ambiente, é mantida até hoje por voluntários, apoiadores e por qualquer pessoa que esteja disponível e interessada em ajudar. Os mutirões acontecem sempre no último domingo de cada mês, servindo alimentos de qualidade para quem precisa.
O Centro Cultural é um grande ícone e um dos espaços mais queridos no coração dos paulistanos. Está localizado na Rua Vergueiro, 1000 – Vergueiro
Horários: Diariamente – Das 10h00 às 22h00 Telefone: 11 33974002
GRATUITO
Possui acesso para portadores de necessidades especiais
REPORTAGEM POR CAROLINE ROSSETTO
A Central de Notícias da Rádio LIBERTAÇÃO é uma iniciativa do projeto: A Bíblia como um clássico da literatura mundial.
Este projeto foi realizado com o apoio da 5ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.
Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.