PARQUE CERET TEM PROBLEMAS COM A PISTA DE CAMINHADA E NAS QUADRAS DE BASQUETE

O Parque Ceret é uma das opções de lazer na Vila Formosa. Um dos parques mais frequentados de São Paulo, também é um dos mais completos em questões de práticas esportivas.

São 256.000 mil metros de área construída, com 3 piscinas grandes, 3 campos de futebol oficiais, 1 campo de futebol society, 3 campos de basquete, 4 quadras de vôlei e uma de vôlei de quadra, 2 campos de bocha, 4 quadras poliesportivas, 1 pista de atletismo, 1 campo de rugby, 3 salas de ginástica, 1 sala de boxe, 1 ginásio poliesportivo, 5 academias de ar livre e 2 locais para arremesso de peso e disco.

Inaugurado na primeira metade da década de 1970, o Ceret ainda é um dos únicos lugares que ainda conserva a vegetação da Mata Atlântica de São Paulo em uma área de 750.000 metros quadrados.

No entanto, apesar de ser grande e com bastante opções de lazer para a população, os frequentadores do parque tem reclamado bastante das condições das pistas de caminhada, das piscinas e das quadras de esporte.

No entanto, a visita feita pela Rádio Libertação verificou com os usuários das quadras que eles estão satisfeitos, apesar de apontamentos em melhorias. No mesmo dia, verificamos que a equipe de jardinagem e de limpeza do parque, estavam fazendo a manutenção das gramas, podas das árvores e limpeza nas piscinas.

O estudante Rodrigo Sampaio, de 15 anos, frequenta o parque para jogar basquete há um mês:

Venho praticamente aqui há um mês. Eu curto, não acho ruim, acho muito bom. Tem o meu aval para quem quiser frequentar. Um monte de gente frequenta. Acho o parque tranquilo, reservado e bem relaxante. As quadras estão mais ou menos, não está perfeito, mas dá para jogar, sabe? Para mim, precisa de algumas melhorias: como arrumar as cestas, o chão, pintar a quadra, tem algumas mais claras e outras escuras, aí vai de gosto, mas para mim, a quadra está boa. Eu costumo caminhar também e não tenho o que reclamar. Eu curto. A única coisa que deveria ter mais é pista de corrida, porque enche de gente, de vez em quando

As reclamações de alguns usuários também apontam que o serviço de manutenção não trabalhou por dois anos, época em que a pandemia ainda estava em uma situação crítica e nada controlada.

Outro usuário do parque, o desempregado Caique José que também pratica basquete durante a semana, também conta que está satisfeito e que não tem nenhuma reclamação a fazer:

Em questão da quadra de basquete, eu acredito que seja muito boa, especialmente para os padrões do parque. 3 quadras são o suficiente. Inclusive tem bastante gente que se diverte na quadra de basquete e se diverte. É o ideal para todos. Em questão da pista de corrida, tem algumas irregularidades, pois precisa ser reta e totalmente plana para termos uma precisão melhor no passo. Então, acho que deveria melhorar um pouco nesse quesito. Mas, o parque é muito bom, é ótimo, recomendo para todo mundo e quem quiser passar um tempo com a família e praticar esportes. No caso de manutenção, nunca vi pessoas trabalhando. Mas, a gente percebe que quando chove, podemos ver as irregularidades e os buracos no terreno, então fica visível o trabalho do pessoal do parque”.

Em nota, a SEME (Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, informou que está preparando um levantamento das áreas mais afetadas e que precisam de mais atenção. Assim que essa lista estiver concluída, será aberto um processo licitatório para o começo de sua execução. No entanto, não foi informado qual a empresa para realizar melhorias e nem os valores levantados. Em questão da manutenção das piscinas, a SEME informa que elas são limpas diariamente e que logo serão reabertas, após a contratação de salva-vidas e o Departamento de Engenharia liberar para uso.

REPORTAGEM POR CAROLINE ROSSETTO

A Central de Notícias da Rádio LIBERTAÇÃO é uma iniciativa do projeto: A Bíblia como um clássico da literatura mundial.

Este projeto foi realizado com o apoio da 5ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.

Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.