HÁ 88 ANOS, A PRAÇA VILABOIM SEGUE PRESERVADA.
No centro de Higienópolis, está localizada a Praça Vilaboim, que atualmente, é uma das principais referências em cuidado com áreas verdes da cidade.
No século XIX, onde está localizada a praça, o padre jesuíta pernambucano, Joaquim Floriano Wanderley, adquiriu esse pedaço de terra e a transformou em uma grande fazenda. Após a sua morte, por febre tifoide e depois da urbanização e verticalização de São Paulo, em setembro de 1937, a Prefeitura de São Paulo inaugurou o espaço como Praça Vilaboim.
Localizada bem em frente a um dos edifícios mais icônicos de São Paulo, o Edifício Louveira, que ganhou prêmios de arquitetura mundo afora e bem perto da casa que se tornou um sucesso, por causa do podcast ”A Mulher da Casa Abandonada”, escrito e dirigido por Chico Felitti, em 2021, a praça é um excelente local para descanso e lazer. O técnico de enfermagem, Italo Cardoso, frequenta há pouco tempo e está gostando muito:
“Eu sou novo em São Paulo e como eu chego um pouco mais cedo do meu horário de trabalho, fico aqui na praça, olhando o pessoal treinar os cachorrinhos e as crianças brincando no parquinho. Aqui é um lugar mais arejado, tem uma sombra muito gostosinha de ficar. Como está muito calor aqui agora no verão, dá para ficar super tranquilo. Fico aqui esperando o tempo passar, vendo os cachorrinhos e as crianças brincando, é um passeio super família. É um lugar bem calmo e tranquilo. Eu sou de Franca, interior de São Paulo e as áreas verdes de lá são bem precárias, não tem muito lugar como praças ou áreas verdes para descansar. Depois que eu vim para cá e vi o pessoal adotando áreas verdes, achei muito interessante, porque por mais que São Paulo seja poluída, está evoluindo mais rápido do que os restos da cidade, em questão de ecologia e meio ambiente”, diz ele.
O seu entorno está sempre limpo e bem cuidado. Parte dessa limpeza é monitorada pelo coletivo “Amigos da Praça”.
Tombada pelo CONPRESP devido a sua importância para a cidade, o tombamento atinge todo o perímetro que abrange o Edifício Louveira, a Vila Martha, o Parque Buenos Aires e parte do bairro do Pacaembu.
O entorno possui vários bares, sorveterias, restaurantes, cafeterias e o Museu de Arte Brasileira.
Por Caroline Rossetto