O ALEITAMENTO MATERNO TRAZ MUITOS BENEFÍCIOS E DESAFIOS À MÃE E PARA O BEBÊ.

Reportagem: Caroline Rossetto

A amamentação é um dos momentos mais importantes entre uma mãe e um filho. O ato de amamentar cria vínculos fortes entre os dois e é a garantia de proteger a criança de infecções e doenças mais sérias, além de ajudar no desenvolvimento cognitivo e emocional.
O leite materno é o alimento mais completo que um bebê pode receber, substituindo qualquer outro tipo de alimento ou líquidos, como água ou chás, até os seis meses de vida.
A amamentação também traz ótimos benefícios para a mãe. Uma delas, acelera a perda de peso conquistado durante a gestação. Além disso, reduz a probabilidade de ter câncer de mama, ovários e a endometriose, protege de doenças cardiovasculares, evita a osteoporose e diminui o sangramento pós-parto.
A enfermeira Fabiana Santos, que há dois meses, passou por um parto normal, nos diz, quais são as vantagens e as desvantagens de amamentar uma criança:
“ A amamentação traz o seus prós e contras. Os prós, consiste em uma nutrição adequada para o bebê, na prevenção de doenças para mãe. Na amamentação, é passado de mãe para filho todos os nutrientes que ele precisa para crescer de maneira saudável e também os anticorpos e imunidade que ele vai adquirindo na primeira infância. Os contras, a gente consegue, principalmente na sociedade machista em que a gente vive, muitos tabus relacionados à amamentação em público, tem a sexualização da mulher, então, por muitas vezes, a mulher se sente constrangida em amamentar em público, por mais que seja um ato doce e singelo e que não carregue sexualização nesse contexto, ainda assim a sociedade busca sexualizar isso”. diz ela.
O Ministério da Saúde não recomenda o uso contínuo de mamadeiras e chupetas como suporte. Segundo dados comprovados, além de ser fonte de bactérias e demais
contaminações, a mamadoria influencia negativamente na amamentação, como o bebê apresentar dificuldades na hora de mamar no peito.

VÍDEO:

INFORMATIVO: